NoLUgar - Personal Organizer
 

Como economizar água ao cuidar de sua casa

quarta-feira, 11 de novembro de 2016
Nos dias atuais, com recursos naturais cada vez mais escassos e com a importância de a cada dia tomarmos mais cuidado com o nosso planeta, um dos grandes desafios que enfrentamos é a economia de água. Por isso, trouxemos alguns segredos que no final da limpeza irão deixar você com a sensação de dever cumprido com sua casa e com a natureza

Veja abaixo algumas dicas que certamente vão ser úteis na sua limpeza sustentável.

• Verifique canos e torneiras
Veja se existem vazamentos ou água pingando. Além de desperdiçar água (e encarecer sua conta!), vazamentos podem causar danos na sua casa – como mofo em carpetes ou paredes, por exemplo. Certifique-se que as torneiras estão bem fechadas e, se precisar, chame alguém para fazer a manutenção.

• Nunca desperdice
Se seu chuveiro demora em esquentar a água, deixe um balde coletando a água inicial até a temperatura que te agrade e aproveite esta água para a limpeza do próprio banheiro.

• Mude seus hábitos ao lavar a roupa
Existem vários truques para evitar o desperdício de água ao lavar roupa. Você pode utilizar sua máquina de lavar na capacidade máxima, diminuindo assim o número de lavagens por semana. No final da lavagem, reutilize a água da máquina para outras tarefas de limpeza, como lavar o carro ou os pisos. Outra dica valiosa é utilizar produtos concentrados e apenas um enxágue. Mesmo para lavagens difíceis, produtos concentrados são altamente eficazes e você ainda pode usá-los na pré-lavagem – para tarefas como tirar mancha de gordura da roupa e outras manchas mais teimosas.

• Desenvolva estratégias para lavar sua louça
Escolha para cada integrante da casa uma garrafinha ou copo de água que será exclusivo dele para tomar água, assim, evita-se usar mil copos e ficar com aquela pia lotada. Tente acumular o máximo de louça possível e comece a lavar tudo junto. Depois das refeições, retire o excesso com o próprio guardanapo utilizado na refeição. Prefira lavar com água quente que ajuda a tirar a gordura. Passe água em tudo, desligue a torneira para ensaboar e depois religue para tirar o sabão. Lembre-se que não é preciso deixar a torneira fortemente ligada, além de desperdiçar água, pode molhar você e a pia toda!

• Troque a água pelo aspirador
Use o aspirador com mais frequência e você não vai precisar lavar o chão toda a semana. Evite o acúmulo de poeira com o aspirador ou até mesmo com um pano de microfibra que não precisa ser umedecido. Fácil!

• Use lenços especiais para limpeza
Lenços de limpeza para o banheiro e para a cozinha estão sendo usados cada vez mais, e não é por acaso! Eles removem todo tipo de sujeira facilmente e diminuem a necessidade do uso de água. Existem também limpadores cremosos para a cozinha que requerem apenas um pano umedecido para aplicação e outro seco para a remoção.

• Desafie a si mesma!
Tente utilizar menos água a cada semana. Se for fazer uma limpeza geral, por exemplo, imponha um limite. Você ficará surpresa ao ver como sua limpeza pode ser ótima com tão pouca água – às vezes só um balde chega!

Agora que você já sabe como economizar água ao limpar sua casa – do banheiro à cozinha, passando pelos canos, torneiras e até mesmo quando você tem que saber como tirar mancha de gordura da roupa – é hora de colocar esses truques em prática. Mãos à obra!
Colaboração de Conteúdo: Cecilia Gibson - Mavens of London
 
E ai, gostou? Então não deixe de compartilhar com seus amigos!
Compartilhe no Facebook
 
Artigos relacionados
Quer saber mais sobre nossos serviços?
Quer saber mais sobre nossos serviços?
Entre em contato
Tire todas suas dúvidas pelo email abaixo
contato@nolugar.com.br
Facebook - NoLUgar        Instagram - NoLUgar        Google Plus - NoLUgar
NoLugar - Todos os direitos reservados © 2015
evernet - sites e sistemas online